top of page

Me formei: E agora? Qual direção eu devo seguir?

  • Foto do escritor: Tamara Sedrez
    Tamara Sedrez
  • 24 de ago. de 2019
  • 4 min de leitura

Chegou a hora de tomar decisões sobre a sua jornada profissional como comunicador?

Conheça alguns dos campos de atuação na área


A gente cresce e as dúvidas sobre o sabor do sorvete já não são as únicas que nos atormentam. A indecisão sobre coisas simples geralmente nos acompanha durante toda a vida, e isso é super normal. Você não sabe se prefere flocos ou chocolate. Não consegue decidir entre usar um All Star azul ou um preto de cano alto. Não sabe dizer qual música é a sua preferida. E assim por diante. Quando chega a vida adulta, suas dúvidas continuam sendo apenas suas. Você precisa de respostas e o seu interesse te leva aonde você quiser.


Se você cresceu e a curiosidade continua pairando sobre a sua cabeça como borboletas que voam te instigando a segui-las, você pode ser um comunicador. Afinal, o que move o profissional da comunicação é o desejo incessante por explicações. E se você anseia em saber qual ramo do jornalismo ou da publicidade gostaria de seguir e quais seriam os campos de atuação nas suas respectivas áreas, continue esta leitura!



Principais campos de atuação no jornalismo


Já dizia o jornalista Felipe Pena, “a natureza do jornalismo está no medo. O medo do desconhecido.” Jornalistas são movidos por esse medo e, por conta disso, são levados a querer conhecer. Desvendar os mistérios envolvidos em uma determinada pauta é a sede do jornalista e todas as atividades exercidas pelo profissional demandam uma certa bisbilhotice. Fique ligado e conheça os principais campos de atuação do jornalismo:


Reportagem: A curiosidade é uma ferramenta importante para atuar como repórter. Quanto mais informações o repórter conseguir, melhor. É o responsável por produzir reportagens e, geralmente, deve se preocupar com imagens e entrevistas, além de todo o empenho que dedica ao texto, preocupando-se em ordenar as informações de forma coerente.


Assessoria de Imprensa: O assessor de imprensa é aquele que cuida do relacionamento das organizações com a mídia. Seu papel é encontrar e desenvolver pautas relevantes para a imprensa sobre o seu cliente, ou seja, construir e alimentar a imagem da empresa assessorada. Cuidar da agenda do cliente em relação aos compromissos com a mídia também é tarefa do assessor. Portanto, ele é responsável por mediar o contato dos veículos de comunicação com a empresa para a qual presta serviços.


Fotojornalismo: Os amantes da fotografia podem sim encontrar o seu lugar no jornalismo e viver da sua paixão. O fotojornalista não é apenas aquele que está por trás da câmera registrando fatos corriqueiros. Sua lente é capaz de dar grandes significados a detalhes quase invisíveis. É por meio de uma máquina fotográfica que ele transforma uma imagem comum em uma pauta ou uma história surpreendente. Este profissional pode trabalhar para um veículo fixo ou como freelancer, e suas fotos são utilizadas nas reportagens produzidas pelo veículo que o contrata.


Produção: O produtor de televisão ou rádio é o responsável por “fazer acontecer”. Ele está em constante movimento, pesquisando e apurando informações para produzir pautas. A busca por fontes e entrevistados, o contato com assessorias de imprensa, o acompanhamento da equipe na gravação, a produção das reportagens e, às vezes, até a locução das matérias é tarefa do produtor. Correria, não é mesmo?


Apresentação: Após a construção das reportagens, o apresentador é quem dá vida a elas. É ele quem reproduz as pautas que foram construídas, geralmente, a partir da manifestação dos anseios e necessidades da sua comunidade. Afinal, dar voz à comunidade é essencial para viver em uma sociedade mais justa e democrática.

Social Media: O social media é responsável por atualizar e monitorar as redes sociais de uma empresa. Deve se preocupar com a criação de conteúdo e a qualidade no atendimento. Além disso, o planejamento de estratégias e a análise dos resultados também são funções desempenhadas por este profissional. É preciso estar antenado para saber quais são as preferências do público do seu cliente e que tipo de conteúdo ele consome nas redes sociais. Enfim, apaixonados por Instagram se dão muito bem nesta área.



Principais campos de atuação na publicidade


Quantas vezes você já viu um anúncio que te fez abrir um sorriso, passou uma ideia muito legal ou expandiu a sua mente? Publicitários têm muita criatividade para atingir o consumidor da maneira certa. Além disso, a persuasão também faz parte do pacote. Até mesmo as ideias mais malucas passam a fazer sentido e, mais do que isso, fazem sucesso entre os consumidores quando postas nas mãos de um publicitário.

Criação: Transformar ideias criativas em grandes projetos é o dever do responsável pela criação publicitária. Todo o processo de desenvolvimento do projeto é um tanto quanto trabalhoso, mas além disso, este profissional deve se preocupar também com a geração de resultados. Afinal, são os resultados que proporcionam a sustentação do cliente e mostram que o trabalho valeu a pena!


Planejamento: O responsável pelo planejamento é aquele que se dedica a fundamentar e desenvolver campanhas com base em pesquisas, experiências e análises de mercado. Precisa estar atualizado para se adequar às necessidades dos clientes, além de atuar como um elo entre os setores da agência.


Atendimento: O relacionamento com o cliente é extremamente importante em uma agência de publicidade. Além da qualidade no serviço, o bom atendimento promove a empresa e atrai cada vez mais clientes fiéis. O responsável pelo atendimento deve estar sempre à disposição de quem o solicita. E, é claro, um item importantíssimo para este profissional é dominar técnicas de prospecção de clientes.


Marketing: Pode-se dizer que, de certa forma, o setor do marketing também é responsável pelas vendas, mas desta vez, de forma indireta. O profissional do marketing realiza estudos acerca do mercado com o qual irá trabalhar, analisa as melhores opções para o seu público alvo e desenvolve estratégias de vendas a partir dos resultados de suas análises. Sim, existe uma graduação específica para desempenhar esta função, no entanto, profissionais da comunicação social também podem se especializar em marketing.


Produção: Aqui é onde a mágica acontece. Após contar com o auxílio de todos os setores mencionados anteriormente, o que resta é executar o projeto. Para que o planejamento saia do papel, é necessário contar agora com um profissional apto a desenvolver imagens, filmes, textos e outros materiais audiovisuais. Com o empenho de bons publicitários, certamente o resultado será uma peça de impacto.





Comments


© Por Tamara Sedrez

bottom of page